A contaminação de alimentos e medicamentos com resíduos ou objetos estranhos é uma grande preocupação nos processos de fabricação. Além de prejudicar a saúde, ou até mesmo oferecer risco de morte aos consumidores, uma contaminação pode causar danos irreparáveis à reputação de uma marca.
Acidentes podem ocorrer durante os processos produtivos, como, por exemplo, uma abraçadeira pode ser cortada ou danificada e parte dela pode entrar em contato com os alimentos.
Sempre atenta às necessidades do mercado, a HellermannTyton, fabricante mundial de soluções inovadoras e de alta performance para gerenciamento de fios e cabos, desenvolveu a solução ideal para minimizar tais riscos. Trata-se da linha de Produtos Detectáveis, produzidos em poliamida 6.6, Polietileno e Polipropileno, com partículas metálicas em sua composição, podendo ser identificados por equipamentos de detecção magnética ao longo dos processos de fabricação, bem como por equipamentos de Raio-X. Além disso, essa linha foi desenvolvida na cor azul para propiciar também sua detecção visual.
A animação mostra o processo de detecção das abraçadeiras MCT na cor azul (fabricadas com partículas de metal) versus as abraçadeiras convencionais na cor amarela (fabricadas com poliamida sem partículas de metal).
Os materiais utilizados na fabricação de nossos produtos para indústria alimentícia e farmacêutica estão adequados aos requisitos da US Food and Drug Administration (FDA), EC nº 1935/2004, além de ser isento de plastificante DEHP (di (2-etilhexil) ftalato), considerado perigoso para a saúde.
A linha de produto detectável visa ainda, o auxílio na utilização de boas práticas de fabricação recomendadas pela ANVISA (RDC-14), facilitando a identificação do material por detectores de metal, prática contemplada na abordagem HACCP* - análise de perigos e pontos críticos de controle.
*HACCP (APPCC) - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
Trata-se de um sistema proativo que identifica os perigos potenciais à segurança do alimento, desde a obtenção das matérias-primas até o consumo, reduzindo enormemente o risco de contaminação e a perda da produção. Isso garante maior responsabilidade no processo e segurança à saúde do consumidor.
Esta linha de produtos é ideal para a indústria de alimentos e seus fornecedores de máquinas de processamento de alimentos:
Eles podem ser usados em aplicações como:
Também podem ser usados no setor farmacêutico.
Quando novas máquinas são instaladas ou quando precisam de manutenção, bem como quando linhas de produção precisam ser modificadas, muitos cabos e fios devem ser amarrados. As abraçadeiras da série MCT ou pedaços dela podem ser detectados por equipamentos de detecção de metal durante a linha de produção. Portanto, esta linha de produtos proporciona amarração de fios e cabos em áreas de processos de manufatura, sem correr o risco de que elas contaminem os alimentos.
Ideais para aplicação das abraçadeiras MCT, inclusive em áreas de alta vibração, como equipamentos para produção de alimentos e máquinas automáticas de embalagem.
Também fabricado com partículas metálicas é ideal para a instalação e manutenção de máquinas de processamento de alimentos com maior rapidez.
Alto teor de metal para detecção confiável com equipamento de detecção padrão;
O Spiral Tube com partículas metálicas foi desenvolvido para aplicações
em indústrias e máquinas de processamento de alimentos.